quarta-feira, 27 de junho de 2012

CONCEITOS DE TRIGONOMETRIA ENSINADOS NA PRÁTICA

           Acompanhamos com grande interesse a atividade realizada no pátio da escola com os alunos da 2ª série do Curso Normal, orientados pela professora Carla Coradini. A meu pedido reproduzo o texto enviado pela Profa Carla, dando sentido à atividade proposta:
“A matemática quando apresentada de forma contextualizada e objetiva possibilita a estruturação do pensamento lógico, despertando a curiosidade e o interesse. Mas para que isso ocorra é necessário trabalhar com a realidade próxima do aluno em exemplos relacionados com o cotidiano do educando. “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a construção.” (Freire, 1996, p.52). Com a intenção de criar condições para que os alunos participem do processo de construção dos conceitos de trigonometria foi elaborado atividades que contemplam conhecimentos práticos contextualizados, através da construção do protótipo do teodolito com material concreto. Nas primeiras aulas, os alunos construíram o ciclo trigonométrico, através do qual, foram trabalhadas funções trigonométricas seno e cosseno, diretamente no triângulo retângulo, o qual está inscrito no ciclo. Na sequência, os alunos usando o protótipo do teodolito, calcularam a altura da respectiva sala de aula, da Escola, das árvores e postes que se encontram no pátio da escola.
Para medir uma determinada altura é necessário os seguintes passos:
1)    Posicionar o teodolito na direção do topo da altura a ser medida para obter a partir da posição da chumbada, o ângulo de inclinação.
2)    Medir a distância (d1) entre o pé da pessoa que está com o teodolito e a base do objeto a ser medido.
3)    Medir a distância (d2) do chão até o olho da pessoa que está com o teodolito.
4)    Calcular a altura a partir da tangente do ângulo encontrado. Altura = tgÂ.  d1 + d2”.

Estas atividades foram realizadas pelos alunos da segunda série do Curso Normal e pela Professora Carla Coradini.





Nenhum comentário:

Postar um comentário