“A
matemática quando apresentada de forma contextualizada e objetiva possibilita a
estruturação do pensamento lógico, despertando a curiosidade e o interesse. Mas
para que isso ocorra é necessário trabalhar com a realidade próxima do aluno em
exemplos relacionados com o cotidiano do educando. “Ensinar não é transferir
conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a
construção.” (Freire, 1996, p.52). Com a intenção de criar condições para que
os alunos participem do processo de construção dos conceitos de trigonometria
foi elaborado atividades que contemplam conhecimentos práticos
contextualizados, através da construção do protótipo do teodolito com material
concreto. Nas primeiras aulas, os alunos construíram o ciclo trigonométrico,
através do qual, foram trabalhadas funções trigonométricas seno e cosseno,
diretamente no triângulo retângulo, o qual está inscrito no ciclo. Na sequência,
os alunos usando o protótipo do teodolito, calcularam a altura da respectiva
sala de aula, da Escola, das árvores e postes que se encontram no pátio da
escola.
Para
medir uma determinada altura é necessário os seguintes passos:
1) Posicionar o teodolito na direção do
topo da altura a ser medida para obter a partir da posição da chumbada, o
ângulo de inclinação.
2) Medir a distância (d1) entre o pé da
pessoa que está com o teodolito e a base do objeto a ser medido.
3) Medir a distância (d2) do chão até o
olho da pessoa que está com o teodolito.
4) Calcular a altura a partir da tangente
do ângulo encontrado. Altura = tgÂ. d1 +
d2”.
Estas atividades foram realizadas
pelos alunos da segunda série do Curso Normal e pela Professora Carla Coradini.
Nenhum comentário:
Postar um comentário