quinta-feira, 24 de maio de 2012

HISTÓRICO DO LAR DE JOAQUINA


SOCIEDADE ESPÍRITA ESTUDO E CARIDADE – LAR DE JOAQUINA


HISTÓRICO
Profa. Magda B. Vieira

A SOCIEDADE ESPÍRITA ESTUDO E CARIDADE, foi fundada em 1927 e é a mantenedora do LAR DE JOAQUINA, que foi fundado em 1932, com o apoio de Dna. Joaquina Carvalho ( falecida em 1935).

      “A Sociedade Espírita Estudo e Caridade é uma sociedade civil, espírita, assistencial, educacional, cultural e filantrópica, sem finalidade lucrativa e pessoa jurídica de direito privado, que serve desinteressadamente à comunidade sem qualquer discriminação, tendo por fundamento de sua ação os princípios da Doutrina Espírita, codificados por Allan Kardec. Seus membros associados e dirigentes trabalham voluntariamente.

       É a Sociedade Espírita Estudo e Caridade a Entidade que dá suporte a todas as atividades do Lar de Joaquina, envolvendo-se diretamente na educação das crianças amparadas pelo Lar e oferecendo também oportunidades de aprendizado em atividades práticas às mães das alunas e outros familiares.

      A Sociedade possui um Quadro social, constituído por associados efetivos, que são aquelas pessoas espíritas integradas nos trabalhos e atividades da Entidade, e que contribuem mensalmente para a manutenção da Associação. São essas as pessoas que podem votar e ser votados para os cargos da administração, sendo esta constituída pela Diretoria e o Conselho Fiscal. Dentre os deveres dos associados efetivos está a disponibilidade de atender ao chamado da direção para desempenhar tarefas que lhes forem solicitadas.

      Também existe uma categoria chamada de colaboradores, que poderá ser qualquer pessoa física ou jurídica da comunidade santa-mariense que queira contribuir com a obra social desenvolvida pela Sociedade Espírita Estudo e Caridade.

     Os associados efetivos formam a Assembléia Geral, que se constitui no poder soberano da Instituição. É nela que são eleitos o Presidente, os dois Vice-Presidentes e o Conselho Fiscal.”  Fonte :site do Lar de Joaquina.

     Atualmente são atendidas 113 crianças, com idades de 05 a 12 anos, em turno integral. Pela manhã é oferecido Ensino Fundamental ( 1ª a 4ª série) com professores mantidos pela Prefeitura Municipal, a tarde são oferecidas oficinas diversas ministradas por profissionais que trabalham gratuitamente.

    O atual presidente é o Sr. Hélio Belinaso, a diretora do Lar é a Sra. Célia Belinaso e a diretora da escola é a Sra. Sonia Pereira.

    O LAR DE JOAQUINA atende as crianças de segunda a sexta-feira no horário de 7h30min às 17horas.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário