quinta-feira, 30 de junho de 2011

LANÇAMENTO DO PROGRAMA A VIDA PEDE PASSAGEM

          Realizou-se no dia 22 de junho na sede da Prefeitura Municipal de Santa Maria o lançamento do Programa da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana  - A Vida pede Passagem.
A escola se fez representar pelos alunos líderes das turmas de 7ª e 8ª  Séries e alunos do Curso Normal e pelas professoras: Magda Bicca Vieira e Méri Musa Nogueira.
          Nossa cidade está de parabéns por mais esta iniciativa que objetiva salvar vidas e de educar  para um trânsito mais humanizado.
Brevemente teremos na escola, atividades envolvendo nossos alunos e professores ligadas ao Programa : Educa Trânsito. 
Aguardem...
          Abaixo registros do momento que foram enviados pela Profª Lélia Toffoli, com exceção da 1ª foto que é de autoria de nosso Profº José Ronai.








SONS DO FESTIVAL DE MÚSICA


Os preparativos para o II Festival Bilaquiano de Talentos Musicais continuam de vento em popa.  As reuniões da Comissão organizadora   para os preparativos acontecem semanalmente.   Já estão confirmados os shows de abertura e intervalo da categoria Juvenil/Adulta.    Abrindo a noite do dia 19/8 / teremos o grupo de rap FORTES MENTES da T. Neves,e para o momento do intervalo a Banda  DETTH.




A Profª  Rozangela Dias,  juntamente com seus alunos Flory, Sasso e Roger  avisam que haverá um QG de inscrições para o  Festival  no dia da festa junina da escola. Inscrevam-se já!

PROFESSORAS JACQUELINE E MARLETE PROMOVEM FESTA JUNINA PARA SEUS ALUNOS E FAMILIARES

       Na quarta-feira ( 29/06 ), realizou-se no Salão Edna May Cardoso, uma linda Festa Junina, promovida pelas professoras das Séries Iniciais ( turmas 44 e 41) , Jacqueline Galvão e Marlete Andrade. A festa contou com a participação de pais dos alunos e da presidente do CPM da escola Sra. Márcia. Prestigiaram este evento as   professoras: Maribel Weber,  Mari Sandra e Magda Vieira.Também contribuíram para realização do evento os acadêmicos de Educação Física da UFSM: Daniele e Robson.
       Muito animada a festa  proporcionou além da degustação de comida típica, quadrilha, pescaria e trovas. Abaixo o registro deste animado evento.




     






       

terça-feira, 21 de junho de 2011

PROJETO ALUNO FISCAL CONTRIBUI PARA DESPERTAR O CUIDADO EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS

      O Projeto ALUNO FISCAL, em atividade no IEEOB desde 2010, surgiu por iniciativa do diretor Luis Fernando Coffy Pires, que é um grande incentivador das atividades relacionadas ao meio ambiente.Hoje o projeto está em pleno desenvolvimento envolvendo professores e alunos, desde os Anos Iniciais até o Ensino Médio.
Ao lado, a  foto dos alunos da turma 53, responsável pela escala da semana, acompanhados do Profº Gustavo Cancian.

Eleição do Grêmio Estudantil Movimenta a Escola

       No dia 29/06 será realizada no IEEOB  eleição para a nova direção do Grêmio Estudantil - Gestão 2011/2012.
Duas chapas estão concorrendo: 
- Chapa 1 - Avast - composta por alunos de 7ª e 8ª série;
- Chapa 2 - Gerações Conectadas - composta por alunos do 1º Ano do Curso Normal.
      Desde 2006 o IEEOB não conta com atuação do Grêmio Estudantil, portanto a expectativa é muito grande em torno desta eleição.
Henrique Eggers Neumann- Secretário da Comissão Eleitoral Pró- Grêmio Estudantil.

CONCURSO MASCOTE DOS 110 ANOS DO IEEOB - relato da aluna Isabelle Campos e da ProfªJaqueline Galvão, professora da 4ªsérie e orientadora do trabalho que foi eleito como o vencedor

 
     " A escolha deste "mascote" como símbolo dos 110 anos do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac , justifica-se em primeiro lugar por ser uma figura infantil "Olavinho", inspirada no patrono de nossa escola, o poeta brasileiro Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac.
    A escolha também se deu, por estarmos trabalhando em nossa sala de aula o Projeto: POESIA UMA JANELA PRA VER O MUNDO.
     As cores vivas foram escolhidas porque trabalhamos em aula as características de um mascote e descobrimos que a figura do mascote muitas vezes supera o logotipo de uma marca ou de uma instituição por ser uma figura simpática com forte empatia com o público.
     Durante as comemorações dos 110 anos gostaríamos de ver o Olavinho divertindo e animando toda a comunidade escolar com alegria e carisma."
    

JOGOS INTERSÉRIES 2011

       No dia 16 de julho de 2011, será realizada a primeira edição dos jogos  interséries  Professor José  Wilmar Tavares Borges, no Ginásio Poliesportivo Guarani Atlântico, das 8h às 17h, envolvendo as turmas de 7ªs, 8ªs e o primeiro ano do Ensino Médio. Estão intensos os preparativos para os jogos, tendo em vista que as equipes estarão participando das modalidades de Futsal, Handebol e Voleibol .

segunda-feira, 20 de junho de 2011

O IEEOB PROMOVE SEU 2º FESTIVAL DE TALENTOS

II Festival Bilaquiano de Talentos Musicais
Bilac, 110 anos Pintando Saberes

Quando ?

18 de agosto – categoria  Infantil
Início : 19:00 horas

19 de Agosto – Categoria Juvenil e Adulto
Início: 19:00 horas

Inscrições :
De  06 de junho a  05 de julho de 2011


Inscreva-se já!!

Manhã : Prof.ª: Rozangela (7ª e 8ªS)
Profª : Janete ( C.Normal e E.Médio )

Tarde: Prof.ª Magda ( 5ª e 6ª S )
Profª Lúcia Kirst ( S. Iniciais,E. Infantil e E. Especial)

Noite : Profª: Fátima ( EJA )

ACERVO HISTÓRICO DO INST. EST. DE EDUCAÇÃO OLAVO BILAC:

·        O nosso Museu como integrante do SMMSM (Sistema Municipal de Museus de Santa Maria) e do SEM (Sistema Estadual de Museus) participa das reuniões preparatórias para o Encontro Estadual de Museus que acontecerá em Santa Maria, em 13\06\11, quando os museus do Estado apresentarão as suas propostas a serem incluídas no Plano Estadual de Cultura.

·        Agende com a Prof.ª Jane C. Becker a sua visita no Museu e conheça mais sobre a história de sua escola e o porquê da preservação, pesquisa e divulgação da sua memória.

ATENCÃO:

·        Se você tem ou conhece alguém que tenha objetos escolares antigos, tais como: mata-borrão, compasso, régua de madeira com a tabuada, livrinho com a tabuada, caderno de caligrafia (pode ser usado), cartilhas de alfabetização, vidro tinteiro de canetas (Parker ou outra), estojos de lápis antigos (de madeira ou lata), lousa de pedra, sinetas etc. Esses materiais podem ser doados para o Museu para exposição.

·        O Acervo do IEEOB possui dois filmes de eventos da escola, da década de 50, em 16 mm, que serão analisados e orçados pela CINEMATECA – SP para possível recuperação. Para isso deverá ser feito um projeto para a LIC (Lei de Incentivo a Cultura).

·        Nosso Museu também está cadastrado no IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) fazendo parte dos 3025 museus do Brasil (2011) e pode ser visto no site do mesmo.

sábado, 18 de junho de 2011

8ª CRE DIVULGA NOTA DE PARTICIPAÇÃO DO IEEOB EM EVENTO EM SANTA CRUZ DO SUL, ENVOLVENDO O EJA

Abaixo, transcrevemos parte da nota divulgada no blog da 8ª CRE ...
" A 8ª Coordenadoria Regional de Educação participa amanhã (25) do Seminário “Valorização da EJA como um direito na busca da escola cidadã” que será realizado na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). O evento, promovido pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, conta com a organização e participação da CRE de Santa Maria, Cachoeira do Sul, Estrela e Santa Cruz.
A programação conta com apresentações e palestra na parte da manhã e a tarde relatos de vivências e práticas pedagógicas diferenciadas da Educação de Jovens e Adultos das escolas.
A 8ª CRE participará do seminário com a presença de 120 professores e supervisores, grupo de trabalho da EJA do setor pedagógico e de apoio financeiro do Setor de Finanças. Na ocasião, o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac de Santa Maria fará exposição da experiência da EJA." blog 8ª CRE

ESCOLA RECEBE CONVITE PARA EVENTO DA SECRETARIA DE TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA

ii_1308e88e3740f561.jpeg       A Profª Lélia Toffoli dos Santos convida para o lançamento  da Campanha Educativa do Programa de Segurança e Educação para o Trânsito - EDUCA TRÂNSITO: A VIDA PEDE PASSAGEM!O evento acontecerá no dia 22 de junho, às 10 horas no Auditório do Centro Administrativo Municipal.

quinta-feira, 16 de junho de 2011


VENHA PARTICIPAR
DA FESTA JULINA DO IEEOB


DATA: 02/07/2011
LOCAL: Pátio da Escola
HORA: 11 horas

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Incentivados pelo Curso de Introdução à Educação Digital, do NTE 8ª CRE, criamos este blog com o objetivo de ampliarmos a comunicação com a comunidade bilaquiana e outras. Através dessa ferramenta, traremos informações das atividades desenvolvidas na escola, bem como conteúdos de caráter educacional.